Trekking ao Everest e Gokyo

Dificuldade desta viagem

Itinerário Resumido

  • 1° Dia – Chegada a Katmandu
  • 2° Dia – Katmandu
  • 3° Dia - Voo de Katmandu a Lukla e caminhada a Monjo
  • 4° Dia - Monjo - Namche Bazaar
  • 5° Dia – Namche Bazaar – Thamo
  • 6° Dia - Thamo - Kunde
  • 7° Dia - Kunde - Portse
  • 8° Dia - Portse – Dole
  • 9° Dia – Dole - Machermo
  • 10° Dia - Machermo - Gokyo
  • 11° Dia - Gokyo
  • 12° Dia - Gokyo–Lukla por helicóptero
  • 13° Dia –Lukla - Katmandu
  • 14° Dia – Voo internacional

 

Detalhes

  • Distância Total percorrida - 151 quilômetros
  • Subida cumulativa total - 8860 metros
  • Descida cumulativa total - 8860 metros

 

Itinerário Detalhado

1° Dia – Chegada a Katmandu

Chegada a Katmandu e traslado ao Hotel Radisson (5*). Conforme as pessoas forem chegando revisaremos o equipamento de trekking.

2° Dia – Katmandu

De manhã, passeio a pé pela parte antiga da cidade durante o qual conversaremos sobre hinduísmo, budismo e arquitetura usando pequenos templos para ilustrar o que ensinaremos.  À tarde compraremos ou alugaremos os equipamentos de montanha que forem necessários.

3° Dia - Voo de Katmandu a Lukla e caminhada a Monjo

Voo de Katmandu a Lukla (2800 metros) na região do Khumbu, de onde iniciaremos nosso trekking. O voo, com certeza, será uma das lembranças marcantes da viagem devido à linda vista que teremos do Himalaia. As tão sonhadas montanhas estão lá, erguendo-se a alturas que não supúnhamos que fossem possíveis. Caminhada de 6 horas de duração até Monjo (2800 metros), onde dormiremos à beira do Dudh Kosi, o Rio do Leite. Esse é um dia fácil para começarmos a nos adaptar ao o ritmo da caminhada. Hospedagem em um lodge com banheiro e chuveiro no quarto.

4° Dia - Monjo - Namche Bazaar

Caminhada com 5 horas de duração até Namche Bazaar (3400 metros), maior vilarejo do Khumbu. Esse é um dia razoavelmente difícil, pois é apenas o nosso segundo dia e a diferença de altitude é grande, mas as vistas do vale do Dudh Kosi e a primeira vista do Everest, fazem o esforço valer a pena.

5° Dia – Namche Bazaar – Thamo

Caminhada de aproximadamente 4 horas ao vilarejo de Thamo (3400 metros), fora da rota de trekking e, portanto, mantendo seu modo de vida tradicional. Antes de chegarmos a Thamo, como parte de nosso programa de aclimatação, visitaremos o pequeno e raramente visitado monastério de Lawdo acima de Thamo a 3800 metros, onde seremos recebidos carinhosamente por Ani e Lama, os únicos monges que habitam este monastério há mais de 20 anos. Passar algumas horas neste refúgio de paz, contemplando as montanhas nevadas ao nosso redor e embalados pelo suave som do sino será uma das mais doces lembranças de nosso trekking.

6° Dia - Thamo - Kunde

Caminhada de 3 horas de duração a Kunde (3800 metros), outro vilarejo fora da rota de trekking tradicional. Ali se encontra um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation. À tarde, caminhada até uma crista a 4200 metros para aclimatação. Kunde está situada em um lindo vale em forma de ferradura e tem a sua frente uma das mais lindas montanhas do planeta, o Ama Dablam.

7° Dia - Kunde - Portse

Hoje será um dia com muitas subidas e descidas! Caminhada de 5 horas a Portse (3700 metros). Iniciaremos nossa caminhada com uma suave descida atravessando o vilarejo onde dormimos, Kunde, e o vilarejo seguinte Kunjung e em seguida subiremos até Mong La, um passo a 4000 metros com vistas deslumbrantes das montanhas ao nosso redor. Após um breve descanso desceremos 400 metros até cruzarmos o rio no fundo do vale para em seguida subirmos 200 metros rumo ao nosso destino, Portse. Assim como os vilarejos dos últimos 3 dias, Portse tampouco está na rota normal de trekking recebendo poucos turistas e mantendo seu modo de vida tradicional. 

8° Dia - Portse – Dole

Tendo terminado a base de nosso cuidadoso processo de aclimatação estamos prontos agora e seguir rumo ao nosso objetivo, os lagos de Gokyo. Voltaremos a descer os 200 metros que subimos ontem, cruzaremos o rio e seguiremos em direção à Dole a 4000 metros. Ao fundo do vale veremos o Cho Oyu que com 8201 metros é a sexta mais alta montanha do planeta. Como o dia é relativamente curto, após um pequeno almoço faremos uma caminhada seguindo uma crista para lindas vistas das montanhas ao redor.

9° Dia – Dole - Machermo

Caminhada de 4 horas de Dole a Machermo a 4300 metros. Conforme avançamos no vale em direção norte mais e mais montanhas vão se descortinando ao nosso redor.

10° Dia - Machermo - Gokyo

Hoje o dia será um pouco mais longo, ao redor de 6 horas de duração, mas a paisagem que já era deslumbrante nos dias anteriores agora fica ainda mais impressionante. Após uma subida de 300 metros chegamos no primeiro dos 3 lagos de águas de degelo azul turquesa. O segundo lago é bem maior e cercado de montanhas de mais de 6000 metros e finalmente chegamos no nosso objetivo o pequeno vilarejo de Gokyo as margens do maior dos três lagos e tendo como pano de fundo o impressionante Cho Oyu. Nos hospedaremos em um confortável lodge à beira do lago e termos toda a tarde para descansar e apreciar a deslumbrante paisagem.

11° Dia - Gokyo

Pela manhã subiremos até 5150 metros em direção ao Renjo La para termos uma das visões mais impressionantes de todo o Himalaia. Abaixo de nós o lago de águas impossivelmente azuis e ao nosso redor algumas das mais altas montanhas do planeta. Claro que nossa atenção estará voltada para o Everest que deste ponto se vê em quase toda totalidade. Mas também estão o Lhotse (quarta mais alta), o Makalu (quinta mais alta) além de várias montanhas com mais de 6.000 metros. Deste ponto se tem uma das vistas mais completas e lindas de todo o país. Após o almoço, para os que ainda tem energia, podemos fazer uma caminhada em direção ao quarto lago.

12° Dia - Gokyo–Lukla por helicóptero

Como se não bastasse todas as emoções dos últimos dias, hoje teremos um dos voos de helicóptero mais lindos de todo o planeta. Sairemos de Gokyo, cruzaremos o Cho La voando a quase 6.000 metros, chegaremos próximo ao Khumbu Ice Fall( a cascata de gelo do Everest), passaremos ao lado do Ama Dablan e pousaremos em Lukla onde dormiremos.

13° Dia –Lukla - Katmandu

Pela manhã voaremos de Lukla a Katmandu. Traslado ao Hotel Radisson e restante do dia livre

14° Dia – Voo internacional

Traslado ao aeroporto para voo internacional