Trekking e Yoga à nascente do sagrado Rio Ganges

Trekking e Yoga à nascente do sagrado Rio Ganges

meruitininerario

Qualquer um que goste de montanhas e veja imagens dos imponentes montes Shivling e Meru, certamente se sentirá atraído por sua extrema beleza, mas este trekking tem também um enorme atrativo cultural, já que visitaremos alguns dos mais importantes lugares de peregrinação para os hindus, que vêm no Ganges muito mais que um simples rio e sim uma divindade.

De acordo com a mitologia hindu, a deusa Ganga tomou a forma de rio para devolver a terra água, fertilidade e harmonia. O deus Shiva, do alto de sua morada, no monte Shivling, cedeu a Ganga suas longas tranças para que suas águas descessem suavemente até a terra.

De uma grande abertura em forma de boca, cavada nas geleiras do monte Shivling, brota o Ganges com enorme força. Neste ponto se supõe que as águas do sagrado rio estejam em seu maior grau de pureza e ali encontraremos peregrinos e devotos rendendo homenagens a deusa Ganga.

Estamos acostumados a praticar Yoga através do que chamamos de sadhana, movimentando nosso corpo associando a uma respiração ritmada e mente presente através de inúmeros tipos de exercícios. Alguns extremamente exigentes e que até prometem alta performance e saúde perfeita, como é citado em inúmeras obras sobre Yoga!

No entanto, o que está por trás de toda essa estrutura é uma filosofia que teve origem ao noroeste da Índia, filosofia essa que propõem o autoconhecimento e autorrealização através da libertação de tudo que nos une com o sofrimento, sejam os medos, a ignorância, a vaidade, ou qualquer outro elo que nos condiciona ao sofrimento. 

Resumindo, não é apenas fazendo posturas ou outro tipo de exercício registrado como Yoga que podemos praticá-lo, e a proposta dessa viagem é justamente uma peregrinação no berço do Yoga para experimentar, se aprofundar, vivenciar essa filosofia milenar que cada vez mais ganha espaço e transborda na nossa sociedade atual! 

 

Videografia