Trekking no Norte do Paquistão

Itinerário Resumido 

  • Dia 1 – Chegada ao aeroporto internacional de Islamabad (550 metros)
  • Dia 2 – Islamabad – Naran Valley (2409 metros)
  • Dia 3 – Naran – Chilas (1265 metros)
  • Dia 4 – Chilas - Fairy Meadows (3300 metros)
  • Dia 5 - Fairy Meadows
  • Dia 6 - Fairy Meadows – Tatoo - Minapin (2688 metros)
  • Dia 7 – Minapin -Tagha Phari (3500 metros)
  • Dia 8 – Tagha Phari – Minapin - Karimabad (Hunza Valley) (2500 metros)
  • Dia 9 – Hunza Valley
  • Dia 10 – Hunza - Attabad lake - Gulmit (2408 metros)
  • Dia 11 – Gulmit - Borit (2600 metros)
  • Dia 12 – Borith - White glacier – Hussaini - Passu (2408 metros)
  • Dia 13 – Passu -Shimshal (3100 metros)
  • Dia 14 – Shimshal – Gilgit (1500 metros)
  • Dia 15 - Gilgit – voo a Islamabad (em caso de cancelamento do voo Gilgit – Naran)
  • Dia 16 – City tour em Islamabad (em caso de cancelamento do voo Naran – Islamabad)
  • Dia 17 – Voo internacional

Itinerário Detalhado

Dia 1 – Chegada ao aeroporto internacional de Islamabad (540 metros) e traslado ao Hotel Hill View.

https://www.hotelhillview.net/
Restante do dia livre.

Dia 2 – Viagem de aproximadamente 8 horas de Islamabad ao Vale de Naran (2409 metros).

Esta estrada é na realidade um atalho da Karakorum Highway e é mais confortável e igualmente bonita e interessante. Durante a viagem pararemos para fotos, descanso e almoço. Naran Valley é um lugar muito visitado por turistas locais e internacionais devido ao seu agradável clima, seus prados e florestas.
Hospedagem no Hotel One Naran 4* https://www.hotelone.com.pk/en/hotel_one_naran
Caso esta estrada esteja fechada usaremos a Karakorum Highway e dormiremos em Bisham.

Dia 3 – Viagem de 5 horas de duração de Naran a Chilas (1265 metros) com paradas no caminho para visitar o Lulusar Lake e o Passo Babusar.

Chilas é a porta de entrada do distrito de Gilgit – Baltistan onde acontecerá grande parte de nossa viagem. A agradável pequena cidade fica às margens do Rio Indus. Nesta região podemos encontrar antigas pinturas rupestres budistas datando de quase 2000 anos.
Hospedagem no Shangrila Resort Chilas https://www.shangrilahotels.pk/

Dia 4 - Após o café da manhã seguiremos para o Fairy Meadows, nome dado por escaladores alemães pela beleza única deste vale, um dos lugares mais deslumbrantes de toda nossa viagem.

De Chilas viajaremos por 2 horas até a Raikot Bridge e a partir deste ponto seguiremos em veículos 4x4 até o vilarejo de Tatoo. A partir deste ponto teremos 3 horas de caminhada até chegarmos a Fairy Meadows. À nossa frente, a poucos quilômetros se encontra o Nanga Parbat (8125 metros), a nona mais alta montanha do planeta. A vegetação outonal ao redor do lago refletindo a gigantesca montanha é de tirar o fôlego. As geleiras descem até as florestas de pinheiros.
Nos hospedaremos no Raikot Sarai a 3300 metros de altitude em simples, porém confortáveis cabanas com banheiro e chuveiro. http://raikotsarai.com/?fbclid=IwAR0ZzKQXSwlsq1hPlmwdbTks8GU5OgEKwxll-rsOfq-DeCmKhLvL6XlSGuk

Dia 5 – Hoje faremos uma espetacular caminhada até o campo base do Nanga Parbat com 4 horas de duração.

Apesar do ganho de altitude não ser muito grande, o campo base está a 3800 metros de altitude, a caminhada demandará algum esforço já que ainda não estamos acostumados a esta altitude. O caminho gradualmente muda de paisagem sendo no começo através de lindas florestas temperadas tingidas pelas cores do outono até ficar completamente alpina com glaciares espetaculares. Após um pequeno lanche e descanso retornaremos ao nosso hotel em uma caminhada de aproximadamente 3 horas.

Dia 6 – Voltaremos caminhando de Fairy Meadows para o vilarejo de Tatoo, ao redor de duas horas e de lá seguiremos em veículos 4x4 até Minapin (2688 metros), um pequeno vilarejo próximo de uma das mais lindas montanhas do planeta, o Rakaposhi (7788 metros), e nossa base para o trekking do dia seguinte.

Hospedagem em confortáveis yurtas (tendas de nômades tipicamente da Ásia Central)
https://roomy.pk/?gclid=Cj0KCQjw2or8BRCNARIsAC_ppyaWgtSoTjdyoSSfFhiYor17xWqQq8RN7P9mD0qA_NQximD7QNIHh1IaAkiyEALw_wcB#/all-properties

Dia 7 – Hoje termos um longo e maravilhoso trek até Tagha Phari (3500 metros) na base do Rakaposhi! Serão de 7 a 8 horas de caminhada com um ganho considerável de altitude.

Mas, já vamos estar aclimatados e a caminhada não poderia ser mais espetacular com os gigantes do Karakorum ao nosso redor.
Hospedagem em barracas.

Dia 8 – Caminhada de volta a Minapin com quatro horas de duração e de lá seguiremos em nosso mini ônibus em uma viagem de aproximadamente 5 horas para Karimabad, a capital deste que é o mais conhecido e possivelmente o mais lindo vale de todo o país, o Vale de Hunza.

Nos hospedaremos no Embassy Hotel http://embassyhotels.pk

Dia 9 – Hoje teremos o dia todo dedicado a visitar algumas das atrações do Vale de Hunza.

Esta região não apenas tem paisagens lindíssimas, mas tem uma cultura própria e ainda conservada e a hospitalidade de seus habitantes é famosa. Mito ou verdade, se diz que é um dos lugares do mundo com a maior longevidade fato que se atribui em grande parte ao clima e a alimentação. Outrora parte de uma das muitas rotas da Rota da Seda, o vale apresenta vários monumentos históricos que visitaremos. Baltiti Fort foi construído 700 anos atrás e era a residência do Mir de Hunza. Altit Fort é ainda mais antigo tendo sido construído 1100 anos atrás sendo o monumento mais antigo de toda a região. Continuaremos ganhando altitude e chegaremos no Eagle’s Nest, um charmoso hotel com vistas estupendas das montanhas nevadas ao redor ao por do sol. Voltaremos para Karimabad para o nosso hotel.

Dia 10 – Sairemos cedo de Karimabad e seguiremos pela Karakorum Highway.

Nossa primeira parada será no Attabad Lake formado em 2010 quando um enorme desabamento de terra bloqueou o Rio Hunza criando o lago que hoje tem 21 quilômetros de extensão. Passaremos o restante do dia caminhando por pequenos vilarejos locais vendo seu modo de vida e o incrível cenário natural que os rodeia. Gulmit, Kamaris, Ondra e Ghulkin nos mostrarão como é a vida nesta pacífica parte do Paquistão. Nos hospedaremos no vilarejo de Gulmit no Hotel Marco Polo https://marcopoloinngulmit.com/

Dia 11 – Mais um dia de lindas caminhadas que nos levarão próximos ao Ghulkin Glacier com o contraste tão extraordinário nesta parte do Paquistão onde pastagens se encontram com imensos glaciares.

Nos hospedaremos no vilarejo de Borith. https://www.booking.com/hotel/pk/borith-lake-amp-resort.en-gb.html?aid=356980;label=gog235jc-1DCAsotQFCFmJvcml0aC1sYWtlLWFtcC1yZXNvcnRIM1gDaCCIAQGYAQm4AQfIAQzYAQPoAQGIAgGoAgO4Ao-RjvwFwAIB0gIkODlmY2YzNmYtODkzOC00ZGFkLTkwMTUtZDg3ZjM3M2E3YjIw2AIE4AIB;sid=15d51bf1f200f59290858bf889c619d8;dist=0&keep_landing=1&sb_price_type=total&type=total&

Dia 12 – Após o café da manhã caminharemos por aproximadamente uma hora e meia até o White Glacier com, mais uma vez, vistas magníficas.

Continuaremos nossa caminhada até o vilarejo de Hussaini com sua famosa ponte suspensa que atravessa o Hunza River que neste ponto é bastante largo. Cruzar a ponte é para quem tem espírito de aventura já que ela é bem emocionante. Seguiremos para o pequeno vilarejo de Passu em mais duas horas de caminhada que tem como principal atração os chamados Passu Cones ou Passu Cathedral como é popularmente chamada a montanha Tupopdan (6106 metros) com seus múltiplos cumes na forma de cones. Além desta montanha se vê inúmeras outras montanhas altíssimas.
Nos hospedaremos em Passu no Hotel Silk Route https://saraisilkroutehotel.com/

Este pequeno vídeo nos mostra a beleza singular deste lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=YXb0NcTPNc0

Dia 13 – Mais uma estrada emocionante e com paisagens lindas nos levará em 3 horas de viagem ao pequeno e muito menos visitado vilarejo de Shimshal a 3100 metros de altitude.

Cercado de altíssimas montanhas não é de se surpreender que neste vilarejo nasceram os mais famosos montanhistas do país a ponto de os Shimshalis serem chamados de “Os Sherpas do Paquistão”. A mais alta montanha da região, o Distaghil Sar tem 7885 metros. Os Shimshalis são originalmente Wakhis (do Corredor Wakhan) e são seguidores do Aga Khan.
Nos hospedaremos em um hotel bastante simples.

Dia 14 – Hoje teremos um dia bastante leve para relaxar e apreciar o esplendido cenário da região.

Manhã livre para caminhar pelo vilarejo e arredores. À tarde viagem de 5 horas para o Gilgit. Esta cidade é a capital desta região e sua cidade principal com uma população de o redor de 200.000 habitantes. A cidade tem uma rica história já tendo sido um dos pontos importantes da Rota da Seda, tendo tido monumentos budistas elaborados. A cidade se situa no encontro de dois importantes rios do norte do Paquistão, o Indus e o Hunza e é o ponto de partida para as expedições ao K2 entre outras. Fica no encontro também de 3 cordilheiras, o Himalaia, o Karakorum e o Hindu Kush.
Hospedagem no Hotel Riviera https://www.expedia.com/Gilgit-Hotels-Hotel-Riveria.h20258614.Hotel-Information

Dia 15 – Traslado ao aeroporto e voo à Islamabad.

Na chegada traslado ao Hotel Hill View. https://www.hotelhillview.net/
Restante do dia livre.
Em caso de cancelamento do voo viagem de 5 horas até Naran.

Dia 16 – Pela manhã passeio pela cidade visitando os maiores pontos de interesse.

Tarde livre.
Em caso do cancelamento do voo no dia anterior, viagem de 7 horas de Naran a Islamabad.

Dia 17 – Traslado ao aeroporto para voo internacional.